Skip to content

>Top Chef Episódio 13 – Final Parte I

May 14, 2011

>

Finalmente chegamos à parte final do programa, com quatro participantes concorrendo ao prêmio de 250 mil dólares e o título do Top Chef. Começamos o episódio com uma recapitulação dos concorrentes e algumas coisas que foram destaques no programa, como as grosserias do Michael, os prêmios que o Kevin ganhou, a “elegância” do Bryan e algumas das nuances da Jennifer.





Temos os melhores candidatos do programa ever! aAho que é uma final que vai dar gosto de ver!


E vamos pegar um trem? Não, não é o trem da Mary Murphy do SYTYCD, e sim o Napa Valley Train. Um dos mais chiques e lindos dos Estados Unidos.






Antes do programa eles tiveram um tempo pra passar com a família e voltaram a se reencontrar para a parte final.



Não sei quanto tempo se passou, mas assim que a Padma desceu do trem para encontrar com os candidatos, vimos que ela estava grávida.



Quando tudo isso aconteceu??


Desafio de Fogo



O desafio de fogo foi bem interessante. Eles teriam que preparar um prato em um trem em movimento, o Napa Valley Wine Train. O vencedor dessa etapa seria premiado com uma Toyota Prius.

Opa, o carro não vem com o rapaz da foto.



Os chefs teriam 30 minutos para preparar um jantar a bordo, usando algumas das melhores uvas do Vale de Napa.



Quatro chefs em uma pequena cozinha em movimento, imaginem se algum deles tem enjôo durante o desafio? Eww!


Durante o preparo:


Antes mesmo de começar a preparar o prato, Jennifer já entrou em desespero. Não sei se foi por ter que cozinhar em um trem em movimento ou porque teria que cozinhar para uma grávida, mas a tensão começou cedo.



Foi uma correria. Acho que eles andaram bem mais que o trem. Enquanto Jen se concentrava no seu prato e na escolha dos sabores, Kevin e Bryan corriam para um lado e para outro pra terminarem seus pratos. E Michael, vendo que a cozinha era muito pequena para os quatros, arranjou uma forma de ficar longe deles e preparar a sua refeição distante de todos.


Como eles teriam que usar como ingrediente obrigatório a “uva”, cada um tentava extrair o máximo de sabor possível das espécies que eles pegaram.


Os pratos

Kevin


O prato do Kevin deveria ser o último, mas vamos que vamos. Ele iniciou o desafio com uma sobremesa feita com mel e uvas, e a própria Padma perguntou se seriam sobremesas primeiro e ele respondeu que sim. Acho que o Kevin já começou com uma gafe.


Mesmo assim de acordo com os jurados o sabor estava sensacional, mas eles esperavam um pouco mais de ‘creme’.

Michael


Com um prato inovador, usando peixe, vinho e uvas, ele acabou surpreendendo o jurado convidado. De acordo com  Michael Chiarello, ele foi muito bem, usou tudo que podia da uva, as folhas, o vinho e a própria fruta.

Bryan


O prato do Bryan foi bem inspirador também. Porém, seu pecado foi usar um ingrediente que não era cultivado por ali.

Jennifer


E a Jen usou um prato mais tradicional, com uvas, frango e cogumelos com um pouco de vinho. O chef convidado adorou e disse que usaria com certeza em suas próximas receitas.


O vencedor do desafio de fogo foi o Michael, por ter apreciado tudo que a uva (e seus complementos) poderiam fazer. E ainda ganhou o carrão!


Desafio de Eliminação


Para o último desafio, os chefs teriam que cozinhar para 150 pessoas em um vinhedo local, usando apenas ingredientes da região.



De acordo com o estilo de vida naturalmente saudável da Califórnia, eles deveriam cozinhar 2 pratos, um vegetariano e outro preparado com uma proteína local.



Os ingredientes teriam ser criados ou cultivados na área de Napa Valley e com apenas 5 horas para conseguir montar tudo.


Durante o preparo


Tivemos aquela rixa entre Michael e Kevin voltando à tona, quando um gosta de fazer a comida mais requintada e o outro a culinária mais simples. E quem ganha com tudo isso?


A correria diária do preparo começou bem, com Michael fazendo um jantar bem complexo. Ele tinha uma lista enorme de coisas para fazer em apenas 5 horas. Também tivemos Jennifer e Kevin conversando e se divertindo ao cozinhar, o que é bem difícil de se ver em uma disputa assim.


Com cada um cozinhando o tipo de coisa que normalmente faz e no seu próprio estilo, foi bom observá-los seguindo o seu próprio instinto e jeito.


Pratos

Bryan



Os dois pratos do Bryan foram bem elogiados. A carne foi bem preparada, a massa para o prato vegetariano foi uma das mais elogiadas. Porém, de acordo com os jurados, eles sentiram um pouco de falta de sal nas refeições.

Michael



Ao menos na frente das câmeras o Michael é simpático. Os convidados adoraram o rapaz e também os seus pratos. Os jurados adoraram o vegetariano, e comentaram que queriam mais. Porém, Padma comentou que o ovo não estava tão bem cozido e que não estava tão apetitoso assim. Já com a proteína, Michael se deu muito bem. Ganhouelogios de todos e ainda afirmaram que esse foi um dos pratos mais deliciosos que já provaram. Picasso voltou!

Kevin






O prato vegetariano do Kevin foi bastante elogiado, as cores e os sabores combinaram muito, além de usar apenas os ingredientes do lugar, o que deixou os jurados bem satisfeitos. A proteína também foi elogiada, mas, de acordo com o Tom, talvez a escolha da carne tenha sido equivocada.

Jennifer



Jennifer arrasou no prato com a proteína. Os convidados amaram os sabores que ela conseguiu extrair do “pato”. Porém, o prato vegetariano foi muito errado. Infelizmente ela colocou muito sal, e os jurados fizeram cada careta.


Antes de saber o resultado final, os chefs foram para uma prova de vinhos. E ainda tiveram uma aula sobre o vinho e sobre o que cada um poderia combinar.


A mesa de juízes


Os jurados concordaram que essa foi a melhor temporada, com grandes chefs e com pratos inspiradores.


Kevin foi questionado sobre a refeição, pois de acordo com eles, todos os pratos do nosso papai Noel acabaram sendo parecidos e um pouco rústicos também.


Michael também foi bastante questionado sobre o prato vegetariano, principalmente por ter deixado um deles um pouco cru.


Foi uma decisão difícil para os juízes. Acredito que foi a mais difícil de todas as eliminação. Todos eles concordavam que Bryan foi claramente o vencedor. Ele manteve tudo sob controle e fez pratos deliciosos. No final, devido à falha com o sal, a nossa Bitch favorita acabou sendo eliminada.



E agora teremos um embate interessante. Os irmãos Voltaggio versus Kevin. E aí quem leva esse prêmio? Até a próxima semana com a grande final!

Leave a Comment

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: