Skip to content

>Top Chef 6 – Episódio 12 Olimpíada Culinária

April 27, 2011

>Quando vi que o título do episódio dessa semana foi “Olímpiadas de Culinária” fiquei super animada com o episódio, e fiquei imaginando o que eles teriam que fazer. Será que iria rolar um salto com varas para pegar os ingredientes, ou uma corrida até o fogão? Bom vamos ao 12º episódio:



Os chefs participariam de uma prévia das Olimpíadas culinárias de Bocuse D’or, onde em vez de saírem correndo por aí, ou jogando em um estádio, eles teriam que cozinhar sob pressão, com tempo determinado e com muitos, mais muitos cozinheiros competindo. Mas como estamos na reta final do programa, eles propuseram que os 5 finalistas participassem de uma versão própria das tais Olimpíadas.


O Bocuse D’or é o campeonato mundial de alimentos, uma verdadeira copa do mundo com pratos em vez de bolas de futebol, com cozinheiros que representam os seus países.



Desafio de Fogo


Em seu último desafio de fogo, os Chefs teriam que preparar em 90 minutos uma espécie de Ballotine (uma proteína recheada por outras duas proteínas). Eles teriam que recriar a sua própria versão de um prato feito em 2007 pelo jurado convidado Gavin Kaysen.



Durante o preparo


E com aquela correria de costume, tivemos Bryan e Michael mostrando o estilo dos dois, e como são parecidos, e depois Kevin e Eli compartilhando idéias e até a forma de cozinhar.


Pratos

Eli


Gavin afirmou que o conceito da refeição do Eli era ótimo, e que ele adoraria usar isso em seu restaurante.

Michael


O jurado comentou que o prato do Michael estava um pouco ‘bagunçado’ que não entendeu bem o que ele pretendia, e que as proteínas não tinham combinado bem.

Jennifer


E depois de longos 3 episódios onde Jennifer estava cozinhando terrivelmente, tivemos a rendenção! Com um prato que ela nunca tinha tentado fazer, ela acabou se superando e ainda ganhou um “Bem vinda de volta” da Padma. JenBitch is Back!

Kevin


De acordo com Gavin, o prato do Kevin estava um pouco cozido demais, e acabou não transmitindo bem o sabor. E como o prato dele foi o mais simples, acabou perdendo um pouco nisso.

Bryan


O jurado comentou que o prato do Bryan estava muito bem preparado, mas se ele tivesse mais tempo para o preparo, provavelmente teria sido mais bem sucedido.


E a volta da Jennifer não poderia ter sido melhor, pois ela foi a vencedora do último desafio de fogo da temporada. Com isso, ela ganhou 30 minutos a mais para o preparo de seu prato no Desafio de Eliminação.


Desafio de Eliminação


Os Chefs estariam na própria versão do Top Chef para a competição do Bocuse D’or. Eles teriam que criar e apresentar um prato com 1 proteína e 2 guarnições. Gavin aconselhou os candidatos que os acompanhamentos teriam que ser bem mais que legumes ou algo parecido, que deveriam mostrar o requinte e a técnica em pratos mais simples. Eles teriam a escolha entre o Salmão ou o Cordeiro para usarem como proteína, e ao final teriam que apresentar suas criações aos jurados, da mesma forma que acontece na competição. Eles teriam 4 horas para cozinhar e iriam servir para 12 jurados, sendo um deles duas vezes campeão do Bocuse D’or, Thomas Keller.


Durante o Preparo


Antes mesmo de cozinhar os chefs já estavam sofrendo. No supermercado, Kevin ficou confuso sobre o que fazer ou comprar, enquanto Jennifer acabou estourando o limite para as compras e teve que sair catando produtos para devolver.



Após as compras eles foram para a casa e começaram a desenhar o que pretendiam fazer para o desafio, exceto por Michael, que foi dormir ainda vestindo o traje branco. Oi? Enquanto o irmão mais novo se mostrava meio parecido com a lebre da fábula da Lebre e a Tartaruga, os outros quatros competidores foram assistir aos DVDs da competição Bocuse D’Or que foram dados a eles. Após assistirem, os Chefs ficaram um pouco mais intimidados, e enquanto Jen estava assustada, Kevin pedia conselhos a Bryan sobre como preparar o Cordeiro. E para aumentar um pouco a raiva que todos estavam sentindo do Michael, o irmão mais velho ainda comentou que Michael nunca ajudaria outro concorrente. Alguém discorda?



Além da parte do desespero, os chefs ainda foram surpreendidos por Tom Colicchio na cozinha, que foi tentar acalmá-los, assegurando-lhes que eles estavam preparados para aquilo e que agora eles deviam apenas se preocupar em cozinhar.


E o Michael aprontou mais uma. Se mostrou muito confiante durante o preparo, pois o mesmo já estivera em competições de alimentos antes, e ainda alegou que Kevin usava alimentos do dia-a-dia.



Reações mais realistas sobre o desafio: Jennifer estava assustada por cozinhar para tantos jurados, Bryan acabou escolhendo um prato bem difícil de fazer em quatro horas, Kevin estava tentando fazer a técnica que o Bryan teria ensinado e todos temerosos de que o mesmo se machucasse.


Pratos

Kevin


De forma bem simples, Kevin explicou o prato e demonstrou bastante conhecimento sobre a sua escolha, afirmando também que decidiu pelo cordeiro “por razões de sustentabilidade”. O sabor foi muito elogiado. Porém, de acordo com Keller, a apresentação foi um pouco simples demais para um desafio como esse.

Michael


Ele explicou que o seu prato tinha inspiração mediterrânea, e de acordo com um dos jurados o jantar era muito bonito, porém o gosto não estava tão agradável e os sabores não combinavam. Tom concordou que alguns componentes eram decididamente mediterrâneos. Um dos convidados encontrou um osso em seu prato, o que fez com que Michael definitivamente não ganhasse esse desafio. De acordo com Kellsen, o prato não o surpreendeu, e Colicchio afirmou que a comida parecia de um inexperiente. Xiii, a casa caiu para o Michael.

Bryan


Todos elogiaram as técnicas usadas em seu prato. Bryan realizou um prato excelente, com chips de alho que poucos usam e foi bastante elogiado por isso. O único porém foi que o cordeiro estava um pouco mal passado. Se não fosse por isso, tudo estaria perfeito.

Eli


Como Padma havia dito na explicação do desafio, eles deveriam ser perfeitos. E já começamos com uma apresentação do prato contendo falhas, com pedaços desiguais. A cara dos jurados não era nada boa. Colicchio afirmou que o cordeiro não foi bem cozido, que ainda havia um pedaço grande de gordura, e enquanto todos depreciavam o prato dele, Padma tentou de alguma forma comentar que os sabores estavam bons, mas foi o único elogio no final.

Jennifer


Mesmo com o tempo extra, Jennifer não foi tão bem no preparo do seu prato. Algumas partes do salmão não estarem bem cozidas. Porém os jurados afirmaram que os sabores estavam muito bons e que visivelmente foi o prato mais interessante do desafio.



Enquanto temos o brinde dos jurados e convidados na cozinha, Bryan e Michael tiveram uma DR sobre terem ficado afastados e que agora queriam aproveitar o tempo perdido. Foi um momento “s2s2” com Eli declarando todo o amor dele pelos quatro participantes.


Jurados



E os jurados foram bem duros com Michael, confrontaram-no sobre o prato ter sido “mediterrâneo” e que a refeição nem de longe foi satisfatória.


Bocuse afirmou que o cordeiro do Bryan foi um pouco mal passado, mas todos concordaram que se ele tivesse mais tempo teria feito um prato muito melhor.


Os jurados também comentaram que Kevin fez mais um prato simples, e que para um desafio como aquele ele teria que ser bem mais elaborado.


Sobre o prato da Jennifer, todos afirmaram que estava bom, porém o fato de algumas partes do salmão não estarem tão bem cozidas não funcionou muito bem.


Eli também foi bastante criticado, e que o prato estava muito ruim com os pedaços de gordura crua.


E pela primeira vez na história do Top Chef, Tom disse a eles que todos eram muito talentosos e que foi um prazer vê-los cozinhar.


Resultado


Merecidamente, Kevin acabou ganhando o desafio e calando assim a boca do Michael sobre seus pratos simples. Como vencedor, ele recebeu o prêmio de 30 mil dólares e ainda uma surpresa: ele iria representar os Estados Unidos na competição mundial do Bocuse D’or.



E o eliminado da semana, foi o Eli. Depois de um prato mal executado, ele não teve chances.

Os quatro finalistas!

From → Pigmeias, top chef 6

Leave a Comment

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: