Skip to content

>Retrospectiva BBB11 – Janaína

April 12, 2011

>Na verdade, este é um post investigativo. Caso não se lembrem, companheiros, Janaína estrou no BBB para espalhar alegria pelo Brasil. Esteve no primeiro paredão…

(Eu nunca vou cansar de postar essa foto)



pediu desculpas à família, e Companheiro Urgh cunhou o apelido que ela levaria até o final: Plantaína.


A questão que vos proponho, companheiros, é a seguinte: Plantaína foi realmente uma Planta? Não respondam agora. Leiam até o fim.


Vamos tirar algumas coisas da frente. Em primeiro lugar, a sua permanência face à saída da Ariadna foi, sim, muito injusta. Arizão já ganhou sua retrospectiva, já vimos que ela mudou a história da edição com a sua saída, e que não jogou lá muito bem. Mas Janaína, planta ou não, demorou a realmente fazer algo pelo programa. No entanto, quando chegou a sua hora, ela foi crucial.


Primeiro, Jana fez a coitada.


Segundo, ela tinha uma bonequinha que ninguém entendia.



Terceiro, ela fez a santa


Quarto, ela ficou lá sorrindo.


Quinto, apesar de tudoooo isso, ninguém votava nela.


Dá para imaginar a irritação do povo, e a uma certa altura, até eu acreditava que ela fosse ser a avulsa que sempre consegue um segundo lugar.


Nãaaaao, companheiros. Jana fez mais que isso e nem foi tão longe. Janaína tinha MEDO.


a) Medo de palhaço;


b) Medo de Paula;


c) Medo dos Patetas;


d) Medo de ser eliminada.



a) Sempre desconfiei que Jana havia sido colocada lá para irritar os outros, o que não deu certo com os brothers, mas funcionou muito bem com os telespectadores e, provavelmente, com o Zé. Que outra explicação haveria para o Todo Poderoso do programa inventar uma festa CIRCO depois de Janaína passar semanaaaaaaas afirmando ter medo de palhaço? Mas essa parte foi apenas um alívio cômico (e sádico), então passemos ao item “b”.


http://video.globo.com/Portal/videos/cda/player/player.swf


b) Medo de Paulinha, SIM, companheiros. Aliás, como todos ali. Quando não se sabe de que lado uma pessoa está em um jogo de convivência, ela mete medo. E, muito mais que as declarações de amor para Deus e o mundo que Jana acusava Paula de fazer, quem se lembra que, em uma das primeiras festas, Janaína disse que preferia abrir mão do prêmio para ter a amizade de Paulinha para sempre? Raciocinem comigo, companheiros. NINGUÉM entra no BBB e faz a coitada para depois trocar um milhão e meio por amizade. E, ao ver que não teria a aliança de Paula para sempre, Janaína resolveu cair no jogo do Diogo e falar mal da menina pelas costas. O que nos leva ao item “c”.


c) Duh, grande coisa. TODOS tinham medo dos Patetas. Havia-se criado o mito que o paredão Diogo x Maurício era uma final antecipada, Maurício foi eliminado e, depois disso, o último derrotou quatro pessoas na Casa de Vidro para voltar ao programa. Criou-se a crença que ele e Diogo eram queridinhos do público. Janaína sacou, assim como Diana, Talula e Maria, que Maurício havia voltado beeeem diferente. Que seu discurso de honra, nobreza, energia e reciclagem não condiziam com seus atos. Mas, ao contrário de Diana e até Talula, Janaína nunca traduziu suas desconfianças em votos. Sabemos bem que Di foi a única que bateu de frente com Maurício. Quanto a Talulão, apesar de ter medo deles e evitar um confronto direto, fez seu próprio jogo. Jana se vendeu.



d) Aos quarenta e cinco minutos do segundo tempo, mas se vendeu. Paulinha e Diana foram enviadas para o Quarto do Terror, e cada casa tinha de escolher uma pessoa para ser mandada para o paredão, caso as meninas conseguissem se libertar à tempo. Na Casa B, os meninos resolveram fazer uma votação rápida, morrendo de medo (eles eram mais medrosos que Jana).  Diogo propôs logo o nome de Janaína, e então ela deu o passo à frente no que poderia ser uma grande jogada. Talvez confiando na proteção de Diana (ela não sabia que a vítima da outra casa era Talula), talvez por saber que iria de qualquer jeito e querer fazer média com o público, Jana se ofereceu. Só que as meninas conseguiram sair do Quarto do Terror, e Paulinha bateu o pé: Não mandaria Talula de jeito algum. Janaína foi emparedada pelas duas, e o que restou daquela jogada foi um pouco mais de desmoralização na conta dos Patetas. Quanto a Janaína, seu medo se traduziu em chamar Paula de duas caras, após uma das atitudes mais límpidas e cristalinas que a roraimense teve no BBB.


Era mais um paredão inédito, feito sob medida para eliminar um apatetado, pois eles estavam do Lado Negro da Força e da Edição: De três pessoas, seriam eliminadas duas. Daniel, líder da semana, estava pendendo entre Diogo (medo, como todos os outros) e Paulinha. E aí veio a grande jogada: não foi arquitetada por Jana. Digamos que ela foi um mero pião. Mas com isso exerceu uma influência definitiva para o programa e deu início à derrocada dos patetas.


Voltemos ao item “d”:



d) Aproveitando-se do fato do medo da Jana, além de ser a rainha da estratégia, Talulão viu a chance de se livrar de um dos seus grandes rivais pelo prêmio (não diremos “inimigos”, pois isso eles não eram) sem entrar em confronto algum. Diogo e Paula eram inimigos declarados e se odiavam até o último fio de cabelo verde de  Paulão. Em uma das maiores jogadas do BBB11, Talula convenceu Jana que Paula seria votada pela casa, mas não Diogo, que dependia da indicação do líder para ir para o paredão. E, com duas pessoas que se odiavam no paredão triplo, as torcidas ficariam polarizadas e Jana sobraria.


Em cinco minutos, Janaína já havia contado o plano para Daniel, que foi cabra macho e emparedou Diogo.


O plano de Talula era, sim, certeiro, e aposto que a própria Xepona achou que Jana ficaria esquecida. Todos acharam. Mas, com a eliminação dos dois mais votados, o que as torcidas fizeram? Caíram de pau no terceiro.


Com isso, Jana acabou sendo eliminada com 33% dos votos. O outro a sair, como sabemos, foi Diogo, mas essa retrospectiva vai ser looonga. Por enquanto, basta dizer que aqui no Cartas foi um dia #EpicWin.



Se vocês chegaram até aqui, agora é hora de me dizer nos comentários: Janaína foi planta ou não?

From → BBB11, Mari

Leave a Comment

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: