Skip to content

>O Jogo Dos Falsos

February 23, 2011

>

Em primeiro lugar, várias pessoas chamaram a minha atenção para algo que não incluí nos posts anteriores sobre o Quarto do Terror: que, antes que Janaína se oferecesse, ela levou um voto do Diogo. Isso é bem importante, pois pode significar que ela já sabia que iria mesmo, e aproveitou a oportunidade para fazer uma média.


E, com a casa dividida em dois grandes blocos, quem não tinha coragem para assumir sua aliança com os Cuecas ganhou uma ótima oportunidade.


Jaqueline disse que Diana era falsa por querer emparedar Talula, que isso mostrava que Lady Di tinha sido oportunista ao se aproximar de Talula e Maria – Esse discurso, como sabemos, é do Maurício.


Janaína acusou Paula de duas caras por ter pressionado Diana a emparedá-la. Falou que quem faz isso não é “coração”, como Paula se proclama – E esse discurso é do Diogo.


Apesar do título do post, não chamarei nem Jaqueline nem Janaína de falsas, e pelo seguinte motivo: Essa não é a vida delas. É um jogo que vale 1,5 milhão. As pessoas podem ser covardes, corajosas, manipuladoras, bobas, espertas, ardilosas… Mas não dá para rotulá-las falsas. Tudo faz parte de uma dinâmica de tentar se manter lá dentro, trazer consigo as pessoas que vão apoiá-lo e eliminar os que são fortes oponentes. No máximo, vou chamá-las de covardes, pois tomaram o lado que provavelmente queriam e encontraram na desconstrução dos outros uma justificativa para tal.


Acontece o seguinte. Quem realmente pára para analisar o jogo? Quem realmente reflete sobre as atitudes dos confinados ou muda de opinião? Na boa? Uma minoria esmagadora. E não estou dizendo que quem analisa concorda. Os fatos podem ser interpretados de formas diferentes mas, de qualquer maneira, estão sendo pensados. Só que a maioria do público arruma simpatias ou antipatias gratuitas. Na falta de argumentos, as pessoas se dividem entre “verdadeiras” e “falsas”, aqui fora e lá dentro. Por isso odeio o jogo do Maurício, de separar os que são dignos do gostar dele, como ele mesmo falou, dos que não “trazem energia boa”. Por isso gosto de Talula, que disse que ninguém ali é pior nem melhor que ninguém: as pessoas simplesmente têm estratégias diferentes.

From → BBB11

Leave a Comment

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: