Skip to content

>’A arte da Guerra’ by Pigméia

February 9, 2011

>

O BBB finalmente deu o ar da graça. Não, ele não começou hoje, mas começou a ser desenhado com a volta do MauMau (de forma injusta) à casa. E por que a volta do Maurício foi tão importante para o jogo? Pois na mão do estrategista MauMau havia todos os ‘pontos fracos’ e informações privilegiadas. E a guerra começou.



Vou dividir em alguns pontos:


Quem já leu o livro ‘A arte da Guerra’ do Sun Tzu deve lembrar do capítulo VI: ‘Pontos Fracos e Pontos Fortes’ onde o autor menciona que um bom estrategista conhece bem os pontos fracos e fortes do seu oponente. Pois, para lutar contra um adversário, você precisa estar equiparado ou melhor que ele. “Para conseguir atrair o inimigo espontaneamente, ofereça-lhe alguma vantagem; se desejar impedi-lo, é questão de obstruí-lo.” E melhor “O comandante habilidoso deve lançar mão da arte da sutileza e do sigilo, aprender a ser invisível e inaudível.”



Agora voltando ao BBB, desde o momento em que MauMau voltou para casa, mostrou-se outra pessoa, um novo jogador, com um baralho nas mãos e sabendo exatamente o que fazer para chegar no seu objetivo. Primeiro, conta determinadas coisas pra determinadas pessoas, nem tudo e nem nada… Ele conta o que é conveniente e transforma a casa em um lugar onde todos desconfiam de todos.


Segundo, angaria a confiança e abraça a causa do grupo desfavorecido da casa, no caso os homens, e joga uma semente do que ouviu lá fora.


Terceiro, no golpe de mestre, diga-se de passagem, usa a técnica de atingir o ponto mais fraco das três grandes personagens desse jogo (Talula, Jaqueline e Maria): ‘a moral e os bons costumes’ foram atingidos pelo MauMau, jogando na cara que o ‘jogo’ e a manipulação são feias, que combinar voto é pecado e que essa tal ‘máfia das calcinhas’ não é adorada pelo público. Ah.. O público, esse tem o papel de juiz, porém como grande estrategista, MauMau não pode se queimar, e sempre aparece dando conselhos de amor, paz e harmonia…


MauMau não se expõe na casa, mas deixa seus capangas organizarem uma revolução contra o ‘reinado feminino’. Pegando a cabeça, eles pegam o grupo todo! Pelo menos é o que diz o ditado popular…
Jogando com os pontos mais fracos de Jaqueline, Maria e Talula, MauMau e sua trupe conseguem deixar as meninas com medo da recepção do público e de suas imagens! E tendo conseguido balançar com a cabeça delas… Ele parte para o plano final:


Quebrar o reinado feminino, e jogar uma contra a outra! Ou melhor, jogar as três contra o grupo mais unido ‘Daniel, Lucival, Natália e Diana’. E pelo andar da carruagem o plano final em breve será alcançado. O estrategista conseguiu plantar a dúvida, deixou a sementinha da discórdia e seus capangas continuam muito bem nos seus respectivos serviços.


E com estereótipos tão diferentes:
Talula, mãe e jogadora nata.
Jaqueline, guerreira e forte.
Maria, delicada e forte.


Eles conseguiram pegar o ponto em comum, a fraqueza maior… O medo do público. O grande juiz tem papel MUITO importante, mas provavelmente, como em um jogo de War ou em uma luta, nem sempre o melhor time ganha…


Ataque, revanche… MauMau veio pro jogo… Enquanto as meninas e o seu reinado podem ir pro ralo com um sopro dele!

From → BBB11

Leave a Comment

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: