Skip to content

>BBB do Povão

January 19, 2011

>Se você ficou o fim de semana inteiro tentando ver sua nota do Enem e depois que descobriu que tirou zero na redação, ficou tão revoltada que resolveu protestar fazendo uma passeata de uma pessoa vestida de Magali na frente de uma loja assim:

Você pode sossegar esse seu coraçãozinho, pois está na hora do

                                                               BBB do Povão

Capitulo III

O Grande Elefante Branco na Sala da Família Brasileira

A Ariadna foi eliminada. E tenho que dizer, foi merecido. Sim, foi. Eu não queria que ela fosse, mas tenho que dizer a verdade. Como a primeira transexual do BBB, Ariadna era a grande bomba do sr. Boninho. Uma bomba que nem chegou a ser armada. Ari tinha em suas mãos a faca e o queijo para ser tornar o grande nome na disputa para o prêmio. Não usou. Burrice, medo ou apenas falta de esperteza para o jogo. Não sei. Vivemos em um país com uma sociedade preconceituosa e que apenas na superfície bem fina se mostra “diversa”. Somos conservadores. Somos maniqueístas. E não é diferente de quem assiste o BBB. Quero relembrar para vocês o que eu disse no primeiro post do BBB do Povão:

“Enquanto vocês e meus companheiros aqui do blog vão analisar, dissecar, esmiuçar, vasculhar e tudo mais que possa ser feito com o JOGO e seus JOGADORES, tem um público que está se f*dendo para tudo isso! E vocês se perguntam:quem, meu Deus, quem não liga para o que mais importa no BBB? Quem? Quem? Eu respondo: a sua tia Cotinha! A sua prima de quarenta anos que não casou e vive com sete gatos. A sua tia completamente fora da casinha que, revoltada da vida, faz um vídeo no You Tube reclamando da Colheita Feliz. E por fim, a senhora sua mãe. Sim. Essas pessoas não estão nem aí para as analises tão elaboradas, quase freudianas, de quem entende do jogo. E na maioria da vezes, elas é que decidem quem leva o grande prêmio ou pelo menos, quem é eliminado nos mais concorridos paredões”

Sim, grande parte do público do BBB é formado por esse tipo de pessoas que falo nesse parágrafo. Não só tias Cotinhas e primas que vivem com gatos, mas pessoas “jovens” com pensamentos conservadores. E são
essas pessoas que fizeram Ariadna ser eliminada. Ela era o grande elefante branco nas salas do público. O que fazer com uma transexual na nossa tela para degradar nossos lares? Vamos botar para correr. O povão não queria vê-la na casa. E isso não é só privilegio nosso. O público em geral tem essa conduta. Quem não se lembra quando o Adam Lambert perdeu o American Idol depois que boatos dele ser gay foram “colocados” na internet? E lá é uma competição para premiar o melhor cantor, independente da sua orientação sexual. Em tese, seria. Mas ao contrario do público americano, o brasileiro tem características especiais. Sim, somos preconceituosos. Mas odiamos mais desonestidade. E para ele Ariadna foi desonesta. Todos aqui de fora sabiam quem era ela e o fato dela não contar aos outros participantes foi uma facada maior ainda em relação ao fato dela ser quem é. A sociedade brasileira adora a sinceridade. Somos honestos e gostamos de ver isso. Mas não pensamos duas vezes em dar nosso jeitinho. O jeitinho brasileiro. Não ligamos em furar a fila do cinema para pegar o melhor lugar. Mas se alguém faz isso, a gente surta.

Não que se a Ariadna tivesse revelado tudo no começo, ela não iria enfrentar problemas por ser transexual. Mas iria ganhar a simpatia de muito mais gente aqui de fora com isso. E teria armado a sua bomba. Ela tinha o grande trunfo e preferiu não utilizar. A verdade revelada de Ariadna a faria ganhar muitos pontos com boa parte do público. Além disso, ela teria um Ás na manga. Poderia dar uma de coitada, caso alguém a menosprezasse. Sim, por que não? Ela poderia levantar uma bandeira com as duas mãos e aliada à história dela geraria uma anti-heroína poderosa. Sem contar que ela não iria para o paredão segundo os critérios do próprio líder, o que daria mais tempo na casa para ela onde ganharia fãs realmente devotos com o povão. Foi muito legal ver a união de tantos blogs para deixá-la na casa, mas ela própria cavou sua cova. Não existe aquele pensamento de “a verdade vos liberta”?

E ainda teve mais. Faltou personalidade de primeira impressão. Novamente, voltando aos estereótipos, pergunto a vocês: não seria mais fácil o povão aceitar de primeira uma transexual mais clichê sendo expansiva, até um pouco histérica e divertida? E depois de ganhar a simpatia, sua história de vida seria mais uma ailada. Ariadna passou tudo isso, mas passou vulgaridade aos lares brasileiros. A história de não revelar ser quem é e de ser “jogar” para os “machos” pegou muito mal. Digo e repito: não sei qual era a intenção dela, mas ela foi errada. E temos um exemplo muito interessante de uma situação que deu certo. Nanny People. Pense: por qual motivo ela foi eliminada da Fazenda? Simples: sua personalidade forte. Não houve em nenhum momento um “fora sua trans!”. Ou qualquer coisa do tipo. Eu vi “fora sua barraqueira” e coisas do gênero. Da mesma maneira, foi a personalidade dela que não colocou esse estigma sobre a participação dela. Ela soube se colocar como ela é (mesmo que todos já soubéssemos quem era Nanny People). Não foi vulgar e soube lidar com as pessoas da maneira dela. Soube entrar na casa das pessoas de maneira mais do que correta. Foi honesta e carismática. E digo até mais, só saiu naquela roça, pois enfrentou ao mesmo tempo o Sérgio Abreu e Carlos Carrasco. E quero lembrar que esse último era gay e também não houve esse problema de preconceito com ele do público que o eliminou por pouco contra a Jacobeker no ápice da loucura. Mesmo a Fazenda não tendo o mesmo destaque que o BBB, quero ressaltar que lá é a emissora do bispo. A emissora do B-I-S-P-O.

Então….

Ariadna, a pessoa, não merecia sair. Mas a jogadora, sim. Ela era a dona do elefante branco que incomodou todos e em vez de falar que era dela e tinha muito orgulho, preferiu fingir que não tinha nada a ver. Seria bom ver como tudo ia acontecer com ela no jogo. Infelizmente não deu certo. Uma pena.

Então, galera, é isso. Vamos ver o que vai rolar a partir de agora. Se vai rolar algo. Em breve teremos mais uma edição de bolso e na sexta eu volto. Até lá!

From → BBB do Povão

Leave a Comment

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: