Skip to content

>BBB do Povão

January 2, 2011

>

Um oizinho para vocês que viram a senhora sua mãe soltar até borbulhas de felicidade quando viu na TV que a Globo vai reprisar a novela O Clone. E você que já está pi da vida pois vai começar de novo o “Somente por amor….” , aquela música insuportável. Então, fique feliz, pois antes vai ter

BBB do Povão

E como isso já está ficando épico como o Senhor do Anéis, é a vez do BBB4 ser lembrado

Guerra dos Mundos:Os Miseráveis contra os Aristocratas

Em 13 de Janeiro de 2004 começa a quarta edição do BBB. E antes de mais nada, quero dizer que essa temporada foi épica!.Se não já bastasse a idéia de gênio que tiveram onde dois participantes iriam ser escolhidos por sorteio numa promoção,o senhor Boninho escolheu um elenco de tirar o chapéu. É claro que a escolha dessas pessoas teve tudo a ver com a proposta do sorteio pois havia uma clara divisão entre a classe burguesa e classe operária. Ou você acha que colocar uma pessoa com nível universitário com um jardineiro de cemitério não iria acabar numa guerra entre as classes? Mas tudo foi elevated (by RSFD) quando alguns personagens dessa odisséia descobriram o truque e realmente fizeram disso uma declarada guerra dos mundos. (Antes de mais nada quero deixar claro que eu sei que o Dourado foi dessa temporada, mas é claro que ele não foi tão importante assim aqui e vai ser falado e muito dele quando a sua hora chegar).

O BBB4 foi  protagonizado por vários participantes. E pela primeira vez as mulheres foram a maioria esmagadora. Então começamos com a história em si. O senhor Boninho começou a quarta edição com a novidade da escolha do elenco. Com a promoção da escolha de dois participantes, o público pode escolher mais dois participantes para entrar na casa em votações antes da estréia. (A participante Solange disputou para entrar na casa com Natalia Casassola, e acabou entrando. Quatro anos depois, Natalia entrou para a edição BBB8). Depois entraram os vencedores da promoção a babá Cida e auxiliar de contas Thiago. Já aí podemos ver uma certa divisão entre os participantes. Mas antes que tudo fosse explicito houve o barraco mais rápido da história do programa,em menos de uma semana. Tudo começou quando a Marcela “Mama”  resolveu falar que não queria colar velcro com as meninas da casa para poder ganhar alguma mulher e ficou p* da vida quando descobriu que a Juliana tinha feito a caveira dela para os homens da casa. Aí, a Tatiana, que também não queria colar velcro, pois já era quase um homem, resolve tirar satisfações com ela. O vídeo não é lá essas coisas de qualidade, mas é o completo.

Melhores momentos: Juliana já mostrando sua fineza e não parando de pedalar e a primeira musa do Bial, Antonella, sendo tão avulsa que ficou pulando corda no fundo.

Apesar de parecer que o programa iria caminhar nessa direção numa luta entre mulheres, Tatiana foi eliminada contra a Juliana. E na segunda semana do programa a história foi moldada. Vendo a diferença entre os participantes de estilos, classes, e mais importante de intelecto, os “pobres” Christiano (dono do cabelo mais horrível do BBB) e Géris (dona do nome mais feio do BBB) se juntaram e auto proclamaram como “superpobrinhos”. Eles, os donos da verdade, tinham que ganhar o programa pois eram pobres. Tadinhos, né? Embora o Brasil tenha caido nessa, ninguém caiu na dos dois. Eles foram os primeiros “superpobrinhos” a serem eliminados, deixando espaço para os verdadeiros protagonistas do programa. Começando com os dois escolhidos por sorteio, Thiago e Cida, o jardineiro Rogerio e a frentista Solange. “Contra” eles ficaram a argentina(?) Antonela, o Dourado, o Zulu, o Buba e a cabeça deles, Marcela “Mama”. Durante muitas semanas a luta foi árdua. A cada semana um dos times perdia um integrante (normalmente o rico perdia para o pobre e o pobre apenas perdia para o rico). Essa guerra conquistou o público que ficou decididamente a favor dos “superpobrinhos”. Foi basicamente uma luta perdida, mas não quer dizer que não tivemos momentos de reviravolta e personagens além do que pareciam.

Começamos com a Juliana. Ela poderia ter muito bem ido para final se não tivesse disputado a permanência com a Cida no último paredão. Depois do barraco na semana um, Juliana poderia ter indo para a turma dos “rico”. Educada, culta e inteligente, ela era o protótipo de patricinha. Mas essa não foi a Juliana. Com mais afinidades com o grupo “pobre”, ela colou neles e com sua simpatia se tornou a “princesa do povo”. Amiga dos pobres. Aquela que, nascida em berço esplêndido, não tinha medo de descer do salto e se integrar. Mas não foi só por isso que ela conquistou o público. Juliana era engraçada e popularizou a expressão “Fala sério!”. Outro momento importante foi quando ela deu um chega para lá no Dourado depois dos dois terem um namorico lá dentro. O público preferiu ficar ao lado da doce menina e ir contra o ogro. Os dois outros personagens importantes foram os finalistas Thiago e Cida que entraram juntos pelo sorteio. Enquanto Thiago era o cara caladão que não se envolveu em nenhuma briga e ganhou o apelido de “dotadão” (coisa que mostrou depois posando pelado), mas tinha o arquétipo de vencedor, e a Cida era a brasileira lutadora presa numa casa cheia de mulheres bonitas, mas que tinha personalidade suficiente para conquistar o público por humilde. No final, o Brasil preferiu quem tinha mais personalidade e Cida se consagrou a primeira vencedora do BBB.

Agora eu sou RYCA!

Mas não podemos esquecer as duas principais estrelas da temporada, mesmo coadjuvantes dos três aí de cima. Começamos com a Marcela “Mama”. E basicamente tudo que pode ser dito dela saiu no figurinhas BBB, então eu não vou ser redundante. E tivemos a Solange. Quem foi a Solange?, pergunto eu. Frentista com um limitadíssima formação cultural e, acredito,de massa cinzenta, Sol foi a participante mais, mais, mais, mais… Solange de todos os tempos. Apesar do romance (onde rolou até sexo) com Rogério não ter rendido pois, provavelmente, ele queria era o Douradinho(?!?), ela conseguiu brilhar sozinha. E que brilho! Seus erros de português, sua atitude “sou gostosa e daí” e suas pagadas de peitinhos no primeiro programa. Tudo isso contribuiu para Sol ser inesquecível. E tudo isso foi elevado à décima potência quando, em uma prova de resistência, ela disparou o momento mais hilário do BBB. Num tributo ao rei do pop ela cantou We Are the World. Não We Are the World, é sim o sucesso número das paradas, Iarnuou.

Mas não foi só isso. Ela ainda nos deu frases para os anais da TV como “o problema é meu,a vida é minha”. E desse união da Sol e da Mama tivemos um dos mais deliciosos barracos do BBB. Depois de beber Ice até o tooba encher, a Mama resolveu colocar tudo em pratos limpos com a Sol. Essa não se deu por rogada e enfrentou Mama. Tudo desceu num nível mais baixo que o Programa do Ratinho nos velhos tempos. Vejam:

Melhores momentos: a peruca linda na cabeça da Mama, a guerra das ofensas sobre o corpo de cada uma e o fim onde a Juliana, que não tinha nada com isso, se revolta. Clássico.

Boninho Awards

E os indicados nessa temporada são:

Melhor Elenco
Melhor Atriz: Juliana, por sua fina atuação em “A Princesa do Povo”
Melhor Atriz Coadjuvante: Marcela “Mama”, por sua graciosa performance em “Mama Mia!”
Melhor Atriz Coadjuvante: Solange na comédia “O problema é Meu”
Melhor Roteiro: “Os Pobres Coitados dos Superpobrinhos”
Melhor Briga: Sol contra Mama em “Peito Murcho e Bunda Caída”
Melhor Briga: Juliana contra Tatiana e Marcela em “Girl Power Fail”
Melhor Canção: Iarnuou por Solange

Então é isso, galera. Eu volto com o BBB5, BBB6 e o BBB7. E vocês vão descobrir por que serão três de uma vez só!Abraços!

Nota do Autor:Em 2006, o participante Edilson Buba faleceu aos 34 anos, no dia 20 de Novembro de 2006. Sua morte foi causada por uma infecção abdominal que resultou em falência múltipla de órgãos.


Nota da Mari: Votem para a Figurinha de amanhã! A de hoje já foi eleita, e vocês descobrirão quem é assim que o Companheiro Ilustrados Figurinista se recuperar da ressaca voltar da África onde foi levar remédios para criancinhas carentes.

Leave a Comment

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: