Skip to content

>Vazou o Contrato do American Idol

May 13, 2010

>

O Site TMZ diz ter uma cópia do contrato dos finalistas do American Idol, e ele não é lá grande coisa. Os participantes só ganham dinheiro quando gravam CDs e não têm participação nas vendas, a não ser a partir do segundo álbum, e mesmo assim há um limite. Isso pode ser até legal para os cantores que não vendem muito, mas, se eles forem um sucesso, quem se dá bem mesmo é a gravadora. O vencedor ganha 350.000 dólares por seu primeiro álbum, e até 550 mil pelo segundo, se vender bem. Segundo o TMZ, American Idol não paga os participantes durante o programa, e ainda por cima são meio mesquinhos. Também há uma cláusula dizendo que eles não podem se envolver pessoalmente ou profissionalmente com ninguém durante o programa.

De acordo com o documento legal, os participantes prometem que eles nem nenhum amigo ou membro da família deles pode ter qualquer relacionamento pessoal, social, de negócios ou financeiro com os jurados, apresentador(es), convidados, etc. A proibição é valida durante o programa e os primeiros 6 meses subseqüentes

Até entendo essa parte de um participante não ir para a cama com os jurados e de repente ganhar o programa, mas como eles podem proibir familiares ou amigos? Ao menos, a ameaça é boa, pois se os termos forem violados a pessoa é desqualificada e perde direito a qualquer prêmio.

O vencedor ganha 175 mil dólares quando começa a gravar, e outros 175 mil quando “entrega” o álbum. Se conseguir um segundo álbum, ganha entre 275 mil e 550 mil, dependendo das vendas. Um terceiro álbum, entre  325 mil e 650 mil, e assim por diante, até chegar ao sexto álbum, que pode chegar a 1 milhão de dólares. Fico só me perguntando qual é a validade do contrato. É infinito? Como assim, seis álbuns com uma gravadora que fica com a maior parte da grana?

O segundo lugar ganha 150 mil quando começa a gravar o primeiro álbum, e outros 150 mil na entrega. O segundo, entre 225 mil e 450 mil, etc.

Do terceiro ao décimo segundo lugar – se eles conseguirem um contrato com a gravadora – eles ganham 100 mil dólares quando começam a gravar o primeiro álbum e mais 100 mil na entrega… embora a maioria deles nem chegue ao álbum número 1.

Fala sério. De acordo com o contrato, o American Idol não tem de pagar as depesas do povo durante o programa. Os participantes tem até de pagar o próprio transporte se eles não estiverem indo ou voltando das apresentações.

Agora você imagina o quanto que esse programa fatura? Dava para ser mais generoso, não dava? Embora, nesse tipo de reality, o que valha mais seja a exposição que o prêmio em si. Fico me perguntando se o contrato de Ídolos é parecido.

Advertisements
Leave a Comment

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: